domingo, 9 de novembro de 2008

Let's go to Rio, let's go to samba! - 2º dia

O dia 4 de outubro já raiava por todo o Rio de Janeiro. 9 horas da manhã e a equipe já estava se preparando para tomar o café da manhã oferecido pelo hotel. Incrível como por apenas R$ 5,00 é possível tomar um "Senhor café da manhã", não?. Pois bem, às 9:30 horas deixamos o hotel rumo à praia de Ipanema, na zona sul do Rio. No caminho, fotografias do Pão de Açúcar e do calçadão de Copacabana. Paisagem linda, dispensa explicações.
Chegamos na praia, telefonemas para as fontes e para o cinegrafista, e já começamos as gravações. Porém, uma situação extremamente inusitada e benéfica para o grupo aconteceu. Enquanto aguardávamos o cinegrafista montar o equipamento, nos deparamos com o ator Carmo Dalla Vecchia (no ar atualmente na novela "A Favorita") indo fazer sua caminhada diária na praia. Não perdemos tempo e rapidamente o abordamos, solicitando uma rápida entrevista. Carmo aceitou numa boa, e assim que voltasse da caminhada, nos concederia seu depoimento. Melhor que isso, só se aparecesse outra celebridade!
Começamos a gravar com os paparazzi. André Freitas e Gil Rodrigues falaram muito, e muito bem. Já Delson Silva não falou praticamente nada. Entrevistar os paparazzi no Rio de Janeiro nos concedeu uma ampla visão da rotina deles. É caminhada de bicicleta, calor, saber onde tal celebridade mora, que horas sai pra caminhar, o que gosta de fazer. Isso proporcionou um trabalho muito rico para o documentário.
Porém, no meio das gravações, eles empunham suas máquinas fotográficas como se fossem armas, e apontam para uma mesma direção. Era o Carmo voltando. Carmo chegou de modo acanhado, mas logo se enturmou com os fotógrafos. Tínhamos aí um cenário composto por dois lados do nosso documentário: a celebridade e os paparazzi. A conversa que se sucedeu após isso foi tão boa que não imaginávamos presenciar um acontecimento assim, tão inesperado. Carmo deu seu ponto de vista, discutiu, acusou, defendeu... tudo na mesma conversa. Os fotógrafos interagiam com ele, e também davam suas opiniões. Esse com certeza foi a entrevista mais inusitada e bem sucedida realizada pelo projeto.
Fim das gravações em Ipanema, agradecimentos à celebridade e aos fotógrafos, e corremos pra Barra da Tijuca. Quem lê esse post pensa que ficamos na vida boa no Rio, não? Mas é puro pensamento mesmo. Ver o mar azulzinho e não poder nadar foi triste viu... hehehehe... mas enfim chegamos à Barra, atrás do fotógrafo e paparazzo Carlos Zambrotti. Na noite anterior, Carlos foi super gentil ao telefone, e topou na hora conceder a entrevista. Pois bem, chegamos lá e já o encontramos saindo de seu apartamento, que fica de frente para a praia. Ali mesmo, na orla, montamos o equipamento e começamos a gravar. Resumo da entrevista? FANTÁSTICA! O peso da entrevista do Carlos é equivalente à do Marcelo Liso. Carlos é jornalista, sabe muito bem do que fala. Explicou seu ofício, justificou, fez ressalvas e tudo mais. Material riquíssimo para o projeto. Pena que temos somente 20 minutos para incluir tudo. Na volta ainda pretendíamos captar algumas imagens no Cine Odeon, mas o caminho até o hotel, através da Linha Amarela, novamente nos pregou uma peça. Assim que decidimos voltar, a chuva começou a cair e logo o trânsito parou. Resultado: chegamos no hotel em cima da hora, despreparados para ir até o evento. Ficamos então na esperança de haver algo em São Paulo para podermos captar tais imagens.
No domingo justificamos nossos votos e voltamos para a casa. Na bagagem, lembranças, boas experiências, imagens magníficas para o documentário e a promessa de um retorno.

Abraços

Postado por Henrique Fornari

Henrique e Vitor: Comer, comer, para poder crescer!

Debate! Daniel, Vitor, Ernesto (com a câmera), Carmo, André Freitas, Gil e Delson. Que conversa hein!

André, Henrique, Carlos, Vitor e Ernesto. Praia da Barra!

Nenhum comentário: